Breves


AGOSTO de 2015


19/08/2015

Poderá consultar a Newsletter ANQEP de agosto aqui.



JULHO de 2015


28/07/2015

Consulte aqui a Newsletter ANQEP de julho.


15/07/2015

Um "Cruzeiro do Ensino Profissional"
Valorizar o ensino profissional e torná-lo primeira opção é o objetivo do evento que irá decorrer no dia 16 de julho, a bordo de um Cruzeiro no Tejo, tendo como missão dar a conhecer os Embaixadores do Ensino Profissional e lançar o movimento "Somos Ensino Profissional".
Através desta iniciativa, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional pretende atrair para o ensino profissional jovens que se encontram em fase de escolha de um percurso educativo e formativo de nível secundário, sensibilizar os empresários para as vantagens de se associarem à concretização da componente mais prática destes cursos e despertar a comunicação social para a necessidade de divulgação desta oferta formativa com potencial de empregabilidade e de resposta às necessidades de qualificação requeridas pelo mercado de trabalho.
No decorrer do cruzeiro, far-se-á a assinatura de protocolos com jovens adultos, já diplomados pelo ensino profissionalizante que foram selecionados para a missão de Embaixadores do Ensino Profissional.
Em paralelo, será dado arranque a um novo projeto que consiste na criação de um movimento social em prol do ensino profissional, designado "Somos Ensino Profissional".in newsletter ANQEP de junho de 2015

Nota:O embarque pressupõe uma inscrição prévia (limitada à capacidade do cruzeiro) através do endereçowww.anqep.gov.pt/inscricoes.


04/07/2015

Projeta o teu futuro: "Step 1"


"Step 1" é um projeto-piloto, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) em articulação com vários parceiros institucionais, que visa apoiar a transição da escola para o mercado de trabalho de jovens provenientes de cursos de nível 4 que se encontrem em fase de conclusão desta sua etapa de qualificação. 
Considerando as atribuições dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), nos domínios da informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos para percursos de qualificação, tendo por base as diferentes possibilidades de prosseguimento de estudos e as oportunidades de emprego disponíveis, deu-se início, em abril, ao abrigo de uma candidatura submetida ao POAT-FSE, este projeto-piloto, que tem como objetivos dotar 13 jovens de competências de autoeficácia na procura de emprego e de lhes incutir a importância do reforço da aprendizagem ao longo da vida. 
Com esta iniciativa pretende-se estudar a aplicabilidade de um modelo de "outplacement", à medida e ajustado à realidade destes alunos. A aplicação deste modelo comportará um conjunto de sessões individuais e coletivas, tendo em conta diversas temáticas relacionadas com a empregabilidade.
O modelo seguido pressupõe ainda que os jovens demonstrem uma atitude pró-ativa na procura de emprego e, como tal, todo o projeto assenta numa metodologia de etapas/estações a percorrer com desafios em cada uma delas.
Durante o mês de julho, a Escola Profissional INETE e a Escola Secundária D. Pedro V assumem o papel de entidades de proveniência destes alunos que se apresentam como candidatos em transição. Aos técnicos de orientação dos CQEP promovidos pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) e pela Escola Secundária Marquês de Pombal caberá o papel de acompanhamento e dinamização das sessões individuais e coletivas com o apoio da ANQEP e de um especialista nesta área.
No entanto, e dado que existem matérias que correspondem a atribuições de instituições com um papel importante serão também convidadas a participar no projeto, através da dinamização de sessões coletivas, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Nestlé Emprego jovem - Aliança para a juventude e a rede "Maior Empregabilidade-Ensino Profissional".
in Newsletter ANQEP junho 2015

3/07/2015

Já se encontra disponível a Newsletter ANQEP de junho. Consulte a mesma aqui.



JUNHO de 2015


24/06/2015


Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital
Uma Estratégia Nacional e um Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020 foram apresentados publicamente no dia 24 de junho, numa cerimónia que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a presença de Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, e de Octávio de Oliveira, Secretário de Estado do Emprego.
A Estratégia e o Plano agora apresentados resultam de uma reflexão desenvolvida pelas 18 entidades (públicas e privadas) que integram a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 
Instituída formalmente, através da assinatura de um memorando de cooperação, em abril deste ano, a Coligação apresentou agora a sua proposta de Estratégia Nacional e de Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020, estruturada em quatro eixos prioritários: qualificação e requalificação para o emprego em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); crescimento das empresas e novo emprego TIC; sensibilidade da sociedade para o digital; e internacionalização do setor TIC e captação de investimento direto estrangeiro. 
A referida coligação corresponde a uma resposta de Portugal à criação de uma Grande Coligação para o Emprego Digital, lançada há dois anos pelo Comissão Europeia, e elegeu como objetivos incentivar a adoção de medidas que promovam a formação dos jovens na área das TIC, a requalificação da força de trabalho desempregada e, entre outras medidas, a consciencialização para as oportunidades de emprego nesta área. 
De referir que, de acordo com os dados disponibilizados pela Comissão no texto da própria Estratégia, "a União Europeia tem um défice crescente de profissionais de TIC, que se prevê que venha a atingir 900.000 postos de trabalho em 2020".
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional integra a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, a par de outras entidades públicas como a Agência para o Investimento e Comercio Externo de Portugal, a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral do Ensino Superior, a Fundação para a Ciência e Tecnologia, o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Ordem dos Engenheiros. Os restantes parceiros são entidades privadas.
in Newsletter ANQEP junho 2015

18/06/2015


Rede Maior Empregabilidade - Ensino Profissional
Cinquenta e seis escolas, entre as quais 31 públicas e 25 privadas, assinaram, no dia 18 de junho, na Escola Técnica e Profissional da Moita, um Memorando de Entendimento com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e com a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), para a criação da "Rede Maior Empregabilidade - Ensino Profissional" (RME - EP).
Esta Rede, promovida pela ANQEP, com apoio da ANESPO, tem um primeiro período de funcionamento até ao término do ano letivo 2016/2017. 
A rede pretende ser uma plataforma colaborativa de escolas profissionais, públicas e privadas, agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas com ofertas de ensino profissional, para promoção da empregabilidade dos seus diplomados e para melhor conhecimento das suas dinâmicas de inserção no mercado de trabalho.
Além da assinatura do Memorando, constaram, ainda, da agenda desta primeira reunião formal a recolha de contributos para a construção do plano de atividades para o ano letivo 2015/16, bem como a definição das prioridades a estabelecer e das iniciativas a desenvolver.
Em debate esteve também a escolha da ferramenta que vai ser utilizada para a monitorização da transição para o mercado de trabalho dos jovens diplomados do Ensino Profissional e ainda o calendário e locais das reuniões mensais dos membros desta Rede.
A RME - EP será uma rede dinâmica pelo que estará aberta à participação de outras escolas que, entretanto, manifestem o desejo de a integrar, através de uma adenda ao Memorando de Entendimento agora assinado.
in Newsletter ANQEP junho 2015

03/06/2015

Já se encontra disponível a Newsletter ANQEP de maio. Poderá consultar aqui a mesma.


MAIO de 2015

29/05/2015
"Qualificar +" é o título do programa televisivo que integra a grelha televisiva do canal 2 da RTP, desde abril, com o intuito de promover o ensino profissionalizante e valorizar a aprendizagem ao longo da vida. 

Transmitido semanalmente às quartas-feiras, às 16h30, este programa é também retransmitido aos sábados, às 13h45, com rubricas diferenciadas que, mantendo ritmo e atualidade, pretendem responder à necessidade de motivar os jovens e os adultos para a adoção de uma atitude proativa, não só no que concerne à escolha de um percurso formativo mas também à criação de negócios, numa lógica empreendedora.

Respeitando os princípios que norteiam o serviço público de televisão, este programa é uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, em parceria com esta estação televisiva, sustentado num protocolo entre as duas instituições.
Poderá ainda consultar vimeo.com/anqep para aceder aos programas já transmitidos (canal Qualificar+).


15/05/2015

A 2ª Edição do Roadshow do Ensino e Formação Profissional, subordinada ao lema "Projeta o teu futuro", realiza-se nos dias 20 e 21 de maio, no Jardim da Alameda João de Deus em Faro, nas instalações da Direção Regional do IPDJ e na Biblioteca Municipal Ramos Rosa. Veja a notícia aqui.


14/05/2015

A Escola Profissional de Rio Maior realizou nos dias 5, 6 e 7 de Maio as suas XXII Jornadas Profissionais.


12/05/2015

O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Básica e Secundária de Pinheiro promove, no dia 27 de maio de 2015, um seminário intitulado "Educação e formação de jovens e adultos. Somos Eficazes?".


08/05/2015

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove a V Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, entre 8 de maio e 30 de junho, Veja aqui a notícia.



ABRIL de 2015


29/04/2015

Consulte aqui a Newsletter ANQEP do mês de abril.


23/04/2015

O Centro Cultural de Belém (CCB) celebra a nona edição dos Dias da Música, entre 24 e 26 de abril, com dezenas de concertos  e a iniciativa “Projetar o Futuro com arte”. Veja a notícia aqui.

22/04/2015

seminário “Abandono Escolar e (in)sucesso educativo: balanço e perspetivas 2014-2020”, foi promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, no âmbito do ciclo de conferências que tem levado a cabo sobre a evolução e o impacto potencial das principais políticas públicas no Alto Minho no horizonte 2014-2020. Veja a notícia aqui.

17/04/2015



16/04/2015


Sete Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) assinaram na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende um protocolo de Formalização da Rede Integrada de Qualificação de NorteLitoral. Veja o vídeo aqui.


15/04/2015


As VI Jornadas de Turismo da Escola Profissional Profitecla de Braga realizaram-se, no dia 15 de abril, no Museu D. Diogo de Sousa e tiveram como objetivo debater temas relacionados com a Cidade de Braga, o seu contexto turístico e a educação e formação na área do Turismo. Veja aqui e aqui as notícias.


A mostra da ETAP-Escola Profissional 2015 decorre, entre os dias 15 e 17 de abril, no Pavilhão da Associação Industrial do Minho em Viana do Castelo. Consulte a notícia da cerimónia de abertura aqui.
O Roadshow do Ensino e Formação Profissional visitou Castelo Branco nos dias 9 e 10 de abril. Veja o vídeo aqui.

12/04/2015

Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional: seminários
Irão decorrer no Porto, dia 13 de abril, em Fátima, a 17 de abril, e em Setúbal, no dia 23 de abril, os seminários “Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional” - uma iniciativa conjunta da ANQEP,IP. e da ANESPO.
Nestes encontros pretende-se apresentar o documento de trabalho “Garantia da Qualidade nas Modalidades de Dupla Certificação - Um Guião para Operadores de Educação e Formação Profissional”, bem como divulgar os resultados do questionário elaborado, no final de 2014, sobre as abordagens de garantia da qualidade em uso por operadores de diferentes subsistemas com ofertas de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Mais informações aqui.

Modatex promove cursos em Semana Aberta
Entre 13 e 17 de abril, os centros Modatex abrem as portas a todos os apaixonados pela moda e interessados pelo setor têxtil. O objetivo é promover a oferta formativa do centro. Mais informações aqui.  


Semana aberta da ETP Sicó
A Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, no âmbito da sua Semana Aberta, a decorrer de 20 a 24 de abril de 2015, vai promover uma sessão de divulgação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, no dia 20 de abril de 2015, na sua sede em Avelar.


O Auditório dos Bombeiros Voluntários do Cadaval recebe o Dia do Emprego e Oportunidades no Oeste no dia 28 de abril. Mais informações aqui.

10/04/2015


Dez jovens do Tâmega e Sousa participam em cursos de formação internacional sobre Empreendedorismo. Veja
aqui a notícia.


Roadshow do Ensino e Formação Profissional visita Castelo Branco. Veja a notícia aqui.

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) abre as suas portas aos alunos finalistas do ensino secundário e profissional entre os dias 13 e 16 de abril. Consulte a notícia aqui


9/04/2015

A 8.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego decorre na Exponor de 9 a 12 de abril. Consulte a notícia aqui.


8/04/2015

A 12.ª edição da Mostra do Ensino Superior, Secundário e Profissional reúne 20 instituições de ensino localizadas no concelho de Almada. Consulte a notícia aqui.

A Escola Profissional Profitecla de Braga realiza as VI Jornadas de Turismo que decorrerão, dia 15 de abril, no Auditório do Museu D. Diogo, em Braga. Veja aqui a notícia.

A Feira de Oportunidades 2015, em Marco de Canaveses, aposta em ações de proximidade entre entidades formadoras e alunos, apresentando novas ofertas para desempregados e jovens à procura do 1.º emprego. Esta iniciativa realiza-se entre os dias 14 e 17 de abril. Veja a notícia aqui.   


1/04/2015


Relatório de diagnóstico da OCDE "Uma estratégia de competências para Portugal"

A OCDE apresentou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no dia 1 de abril, numa sessão pública que contou com a presença do Secretário-Geral desta Organização, Ángel Gurría, e do Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, o relatório de diagnóstico "Uma estratégia de competências para Portugal".
Este relatório encerra os trabalhos encetados pela OCDE em 2014, ao abrigo de um projeto desenvolvido em articulação com o Governo de Portugal, sustentado numa metodologia que envolveu diretamente a participação do Ministério da Educação e Ciência, do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, representado pela Agência para Desenvolvimento e Coesão.
Coordenado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, este projeto identifica 12 desafios para Portugal em matéria de competências formulados como resultados a alcançar: melhoria da qualidade e da equidade na educação; reforço da resposta da educação e formação profissional às exigências do mercado de trabalho; centralização da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida nos cidadãos pouco qualificados; redução da taxa de desemprego jovem e dos jovens que não estão nem a trabalhar, nem integrados no sistema educativo e formativo; aumento da reintegração no mercado de trabalho dos desempregados de longa duração; redução dos obstáculos ao emprego; promoção do empreendedorismo; estímulo à inovação e à criação de empregos altamente qualificados; atribuição de incentivos aos empregadores para se envolverem no desenvolvimento de competências, especialmente as PMEs; financiamento de um sistema de competências mais equitativo e eficaz; ajustamento aos poderes de decisão para satisfazer as necessidades locais; e capacitação e parcerias para uma política de competências baseada em dados comprovados. 
Os primeiros nove desafios são estruturados em torno dos pilares principais da estratégia de competências da OCDE, relativos ao desenvolvimento das competências relevantes, ativação da sua oferta e sua utilização eficaz. Os restantes três refletem as condições que podem permitir o reforço do sistema de competências na sua globalidade.
Estes desafios resultaram da colaboração ativa, ao longo de 2014, de dezenas de stakeholders, provenientes de diferentes organismos e entidades, que participaram em diversos workshops, de âmbito nacional e regional. 
Destes workshops resultou a compilação de um conjunto muito vasto de dados e informações tidas em conta na elaboração, pela OCDE, do relatório apresentado.


Programa televisivo "Qualificar+" 
No âmbito das estratégias de promoção e valorização do ensino profissional e de mobilização de novos públicos para as atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) terá presença na RTP 2, a partir de abril, com a emissão de um programa televisivo, intitulado "Qualificar +".
O primeiro episódio Qualificar + será transmitido no dia 1 de abril, 4.ª feira, às 16h30, com retransmissão, no sábado, dia 11, às 13h45.
Esta transmissão é efetuada ao abrigo de um protocolo entre a ANQEP e a RTP que visa a valorização e a promoção do conhecimento, tendo presente a execução das políticas de educação e formação profissional de jovens e adultos, bem como as temáticas de inclusão social, respeitando os objetivos que norteiam as missões do serviço público de televisão.


MARÇO de 2015


31/03/2015


Já se encontra publicada a Nota Informativa do CEDEFOP intitulada 
"Reforçar o ensino e a formação profissional para melhorar as condições de vida".


21/06/2015


"O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) considera que deve proporcionar aos seus alunos um ensino direcionado para e Europa através da promoção de projetos colaborativos entre escolas de várias nacionalidades". Veja a notícia
aqui.


20/03/2015


Dia do Ensino Profissional

Comemorou-se, pela primeira vez em Portugal, o Dia do Ensino Profissional com a presença de cerca de 2.700 jovens alunos/formandos de cursos profissionalizantes de nível secundário, oriundos de todo o país. Estes jovens celebraram o Dia do Ensino Profissional, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em Oeiras.
Os objetivos desta iniciativa passam pela criação de uma cultura de ensino profissional, pela promoção social deste ensino no nosso país e, ainda, pela divulgação das múltiplas opções (mais de 100) que os jovens têm, quando terminam o 9.º ano de escolaridade, podendo optar por um curso de nível secundário que lhes permite obter competências profissionais reconhecidas pelo mercado de trabalho e ainda aceder ao ensino superior.
O envolvimento das instituições de ensino/formação nas atividades deste dia concretizou-se de duas formas, mediante:
- a presença, nas atividades agendadas para este dia, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, tais como a participação num Rally das Qualificações e nas atividades integradas no Passaporte do Ensino Profissional e ainda a criação do primeiro logótipo humano do Ensino e Formação Profissional;
- a recriação, nos espaços de cada instituição de ensino/formação, destas ou de outras atividades, da autoria dos próprios estabelecimentos escolares (associadas aos objetivos do Dia).
O Dia do Ensino Profissional é uma iniciativa da ANQEP que contou com o apoio direto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e que envolveu vários outros parceiros a nível institucional (designadamente, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares - DGEstE e o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP), assim como a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) e a Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA).
Veja algumas das imagens do dia: 
- Reportagem da Mais Educativa TV sobre o Dia do Ensino Profissional;
- Vídeo Dia do Ensino Profissional no Centro Desportivo Nacional do Jamor;


Com a publicação da portaria n.º 86/2015, de 20 de março é lançada a medida "Reativar". Esta medida tem como entidade responsável pela sua execução o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP),e tem como objetivo "promover a reintegração profissional de pessoas desempregadas de longa duração e de muito longa duração, com mais de 30 anos de idade, através da realização de estágios profissionais, com a duração de seis meses".


10/03/2015

A partir do dia 1 de abril, com a entrada em vigor do decreto-lei n.º 37/2015, de 10 de março, o acesso a profissões e atividades profissionais vai fazer-se de acordo com um novo regime, que vem substituir o regime anterior sobre carteiras profissionais, ficando o decreto-lei n.º 92/2011, de 27 de julho, revogado. 



FEVEREIRO de 2015



21/02/2015


Encontros Regionais de apresentação EPALE
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), enquanto Serviço Nacional de Apoio à implementação e desenvolvimento em Portugal da Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE), irá realizar cinco encontros regionais de apresentação/divulgação da plataforma.
As inscrições poderão ser realizadas no site eletrónico www.anqep.gov.pt/inscricoes/, num dos cincos encontros, a saber: 

  • Porto - 25/02/2015 
  • Coimbra - 26/02/2015
  • Faro - 03/03/2015 
  • Évora - 04/03/2015 
  • Lisboa - 05/03/2015 



20/02/2015


A Câmara Municipal da Trofa organiza, a 25 de fevereiro, pelas 14h30, as Jornadas de Reflexão subordinadas ao tema “A Valorização do Recurso Humano pela Qualificação e Ensino Profissional – CQEP Trofa”, em conjunto com o CQEP Trofa e com a Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA). 





A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promove, no próximo dia 20 de março, no Centro Desportivo Nacional do Jamor, um dia dedicado às modalidades de educação e formação conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações: o Dia do Ensino Profissional. 



10/02/2015

Um Semestre a promover o Ensino Profissional
Prosseguindo a estratégia iniciada em 2014 de valorização e promoção do ensino profissional, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) volta a assumir, em 2015, a dinamização de várias iniciativas centradas no ensino de nível secundário que confere uma qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, preparando os jovens para o exercício de uma profissão, a par de lhes conceder a possibilidade de acesso ao ensino superior.
Assim considerado, entendemos por "Ensino Profissional" o conjunto das modalidades de educação e formação, asseguradas por escolas secundárias e profissionais, públicas e privadas, e ainda pelos centros de formação, tutelados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, representando, para os jovens que concluem o ensino básico, mais de 100 opções de projeção de um futuro com ligação ao mundo do trabalho.
Já a partir do mês de março, esta estratégia ganhará relevo através de duas iniciativas em concreto. 
A primeira - o Roadshow do Ensino e Formação Profissional - corresponde à segunda edição de um projeto itinerante de mostras de cursos, que visitarão todos os distritos de Portugal Continental, com atividades "ao vivo" e de interação com o público. Estas atividades serão asseguradas por jovens que já se encontram a frequentar o ensino secundário e que, por esse motivo, poderão testemunhar, através da sua vivência e das aprendizagens já efetuadas, o verdadeiro significado do ensino profissional. A primeira paragem deste Roadshow terá lugar, este ano, nos espaços próprios do evento "Futurália" (de 11 a 14 de março), assinalando o arranque deste projeto que se espera vir a concluir em maio.A segunda iniciativa traduz-se num projeto novo, designado "Dia do Ensino Profissional", que procura dar força e voz a este ensino, criando uma cultura própria. Espera-se poder demonstrar, de uma forma original e criativa, o peso que o ensino profissional já tem nas nossas escolas e no sistema de educação e formação português, desmistificando a ideia, ainda muito enraizada na sociedade, de um ensino menor para os que não tiveram sucesso nas vias mais tradicionais de prosseguimento de estudos. Assim sendo, esta iniciativa destinar-se-á, de um modo muito direto, aos jovens que já optaram pelo ensino profissional e que se congratulam pela opção efetuada. De um modo simbólico, dar-se-á corpo ao ensino profissional e visibilidade ao mesmo, um pouco por todas as escolas, aproveitando as potencialidades virais das redes sociais.Não sendo estas as únicas iniciativas que a ANQEP irá desenvolver, neste ano, com o intuito de posicionar o ensino profissional no leque das preferências de todos - em particular dos próprios jovens e empresários - serão, no entanto, as mais relevantes deste primeiro semestre, subjugando-se ao mote da magia do ensino profissional. Acreditamos, sinceramente que a aposta neste ensino poderá transformar, de modo não ilusório, o panorama de Portugal, em termos económicos e sociais, com efeitos concretos na vida de todos nós.(editorial da Newsletter ANQEP de janeiro 2015)


03/02/2015

A Escola Profissional de Vouzela e a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) promoveram, no dia 3 de fevereiro, no Auditório Municipal, uma reunião de trabalho com várias empresas da região, tendo em vista a recolha de informação relativa às necessidades de formação das empresasConsulte aqui a notícia publicada pela Câmara Municipal de Vouzela.


01/02/2015

Surf na Serra do Caldeirão
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, foram galardoados com o 1.º prémio pelo projeto amigo do ambiente “Surf na Serra do Caldeirão”. Veja a notícia aqui.


JANEIRO de 2015


30/01/2015


Entrevista do Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, I.P. à Mais Educativa TV. Uma entrevista sobre as vantagens do Ensino Profissional (watch). 


28/01/2015


Com a presença de vereadores e técnicos das autarquias da CIM do Médio Tejo (CIMMT) foi  assinado um protocolo de cooperação entre a CIMMT e a ANQEP, I.P. que tem por finalidade a aplicação à CIMMT do módulo de aprofundamento regional do diagnóstico de antecipação de necessidades de qualificação e que visa o desenvolvimento do processo de planeamento da rede de oferta de qualificação ao longo do período de vigência do Quadro Estratégico Comum 2014-2020 e da Agenda 2020.


23/01/2015


Imagens da assinatura do protocolo entre a ANQEP e a CIM do AVE. Reportagem "CQEP de Famalicão coordena formação profissional do AVE" realizada pela Fama TV - Famalicão na internet.

19/01/2015


Foi assinado um protocolo entre a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto e o Centro Hospitalar do Alto Ave, para o desenvolvimento de processos RVCC, escolar e profissional, aos trabalhadores do Centro Hospitalar. O projeto, denominado EU QUERO, é dirigido aos 212 colaboradores do CHAA, e nesta primeira fase já aderiram 43 colaboradores que desempenham funções administrativas.





17/01/2015


“Região do Ave diagnostica necessidades de empresas e adequa formação" in Correio do Minho. Consulte também a notícia do Porto canal sobre este tema.



13/01/2015

O estudo Assuring Quality in Education - Policies and Approaches to School Evaluation in Europe, agora publicado, apresenta, entre outros temas, descrições nacionais e uma análise comparativa sobre a avaliação de estabelecimentos de ensino na Europa.


12/01/2015

CENFIM - 30 anos na via do Futuro
O CENFIM, no âmbito das comemorações do seu 30.º aniversário, deu a conhecer um novo vídeo de carácter institucional. Foi também publicado um suplemento, com o jornal “EXPRESSO”, no dia 10 de janeiro, sobre este centro de formação profissional protocolar.


08/01/2015


As Jornadas da Mecânica, promovidas pela Escola Profissional de Ourém, decorrem de 22 a 24 de janeiro, no Centro de Negócios de Ourém. Veja a notícia aqui



07/01/2015


A segunda edição da Feira de Orientação Profissional Inspiring Future irá percorrer 80 escolas secundárias e abrangerá 55 mil jovens. Poderá consultar aqui a notícia.


06/01/2015

Preparados para Trabalhar?
Da autoria de Diana Aguiar Vieira e Ana Paula Marques, esta publicação resulta de um estudo desenvolvido no âmbito do consórcio "Maior Empregabilidade", criado em 2013, e constituído pela Fórum Estudante e por treze instituições de ensino superior (universidades, escolas superiores e politécnicos).
Tendo como suporte a realização de dezenas de focus groups a diplomados do ensino superior e a empregadores das instituições de ensino superior que integraram o consórcio, este estudo procurou apurar se, de facto, os atuais diplomados se encontram preparados para ingressar no mercado de trabalho.
A análise efetuada permitiu alcançar um conjunto significativo de resultados, de natureza quantitativa e qualitativa, sendo possível afirmar, conforme atestam as autoras que, "genericamente a preparação dos diplomados para o trabalho é positiva, tanto na perspetiva dos próprios diplomados como na opinião dos empregadores". Em todo o caso, acrescentam, "há um espaço amplo para a melhoria da preparação dos diplomados", que poderá passar pela utilização, por parte das instituições de ensino superior, de "práticas pedagógicas potenciadoras do desenvolvimento de competências transversais e profissionais", pelo envolvimento dos estudantes em atividades extracurriculares e por uma maior articulação entre o meio académico e o profissional (por exemplo, através da realização de estágios curriculares nas empresas ou da integração de profissionais nos processos de reestruturação curricular).
O prefácio, da autoria de Roberto Carneiro, dá relevo ao facto de o estudo concluir que "são as competências transversais e, neste conjunto, as "soft skills", aquelas que conferem ascendente, ou vantagem, na compita pelo emprego e pela sustentação de uma empregabilidade sustentável", não deixando de notar o que considera ser uma "contradição insanável" visível no primeiro ciclo de Bolonha: "Espera-se que o ciclo inicial de estudos superiores, cuja norma se fixou em 3 anos letivos, seja profissionalizante, e habilitante, para o mercado de trabalho e que, em simultâneo, prepare para estudos ulteriores de 2.º ciclo. Esta é uma difícil conciliação de propósitos que carece ainda de suficiente amadurecimento para se considerar realizável - por conseguinte, a manter e a aprofundar - ou, simplesmente, utópica e indesejável - logo a rever e a repensar - no quadro de uma avaliação sistémica, independente, e global, de todo o Processo de Bolonha o qual se espera venha a ter lugar quanto antes".
(notícia extraída da Newsletter ANQEP de dezembro)

DEZEMBRO de 2014


23/12/2014


A Newsletter ANQEP de dezembro aborda este mês, para além de notícias da área da educação e formação, o I Encontro Nacional da rede CQEP, o seminário “As certificações internacionais face ao Sistema Nacional de Qualificações” e uma entrevista a Cristiana Santos, de 17 anos, que se encontra no 3.º ano do Curso Profissional de Vitrinismo na Escola de Comércio de Lisboa.


"Ensino Profissional - Políticas e práticas - Abordagens locais, nacionais e internacionais " é a temática do 8.º número da Revista AlmadaForma.



19/12/2014


A newsletter de dezembro da responsabilidade da Direção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia já está disponível. Entre outras notícias, destaca-se a informação referente à primeira semana europeia do desporto que se irá realizar, entre 7 a 13 de setembro, de 2015. 

Poderá aceder aqui à newsletter.


18/12/2014


“Os instrumentos europeus de educação e formação profissional e como podem trabalhar em conjunto” é o título do artigo principal da newsletter Cedefop n.º 45 referente a novembro e dezembro de 2014. Saiba mais em http://www.cedefop.europa.eu/en/news-and-press/newsletters/cedefop-newsletter-no-45-novemberdecember-2014?view=full


13/12/2014


Regulamento de reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros
O Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) atribui à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) competências no que se refere ao reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros, quando não abrangidos por legislação especial.
O reconhecimento das qualificações obtidas em países estrangeiros facilita o acesso ao exercício de uma atividade profissional em Portugal em condições de igualdade com os nacionais e contribui para a promoção da livre circulação de trabalhadores na Europa e em países terceiros.
De modo a facilitar aquele reconhecimento, o despacho n.º 13584/2014, de 10 de novembro, aprova o regulamento que define os procedimentos para o reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros.
Entre outros aspetos, este diploma legal considera que os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) são o interface entre as pessoas e as respostas disponíveis no âmbito do SNQ, para as suas necessidades de qualificação, a operar de modo integrado e coordenado no território nacional.
O reconhecimento de títulos obtidos em países estrangeiros pode ser requerido por cidadãos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal, que comprovem ser titulares de qualificações obtidas em sistemas de educação e formação de países estrangeiros, refere aquele despacho. O reconhecimento de títulos pressupõe o paralelismo entre a qualificação obtida no país estrangeiro e a qualificação existente em Portugal, no âmbito das modalidades de formação do SNQ, referenciadas ao Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
A receção, instrução e análise técnica dos pedidos de reconhecimento de títulos é da competência dos CQEP, com oferta formativa de dupla certificação, na área de educação e formação em que se integra a qualificação obtida em país estrangeiro que se pretende ver reconhecida. 
Poderá consultar o despacho em https://dre.pt/application/file/58814823
(notícia extraída da Newsletter ANQEP de novembro)

12/12/2014

Já se encontra disponível a Newsletter EQAVET de dezembro em 
http://eqavet.eu/Libraries/Newsletters/EQAVET_Newsletter_ISSUE10_EN.sflb.ashx



10/12/2014


Primeira incubadora para jovens do Ensino Profissional Nasce na Oficina. Veja a reportagem em http://www.famatv.pt/pt/play/5-informacao/957-primeira-incubadora-para-jovens-do-ensino-profissional-nasce-na-oficina



3/12/2014


Na Newsletter ANQEP de novembro destacam-se, entre outras notícias, a assinatura do protocolo entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP-CCI) que tem como objetivo a dinamização conjunta de dispositivos de formação e certificação profissional, uma entrevista a Daniel Oliveira, responsável pela área dos Cursos de Energias Renováveis da Escola Profissional Gustave Eiffel, e ainda a apresentação de diferentes publicações e notas de agenda na área da educação e formação.



NOVEMBRO de 2014


28/11/2014



Noticia publicada no Diário Económico sobre a cerimónia de assinatura do protocolo entre a AEP e a ANQEP.


A Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos (2012-2014)
Encontra-se disponível no sítio da Agenda Europeia para a Educação de Adultos, um e-guia, da responsabilidade da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), que surge como um produto síntese, reunindo as principais conclusões resultantes das atividades que integraram o projeto de “Implementação da Agenda Europeia para a Educação de Adultos em Portugal 2012-2014”.
Financiado pela Comissão Europeia, este projeto integrou a realização de cinco workshops regionais (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Faro), de um inquérito telefónico (efetuado junto de pessoas com mais de 55 anos, nomeadamente adultos com deficiências e incapacidades ou em risco de exclusão social) e ainda de um seminário nacional, com o intuito de “criar espaços de partilha e discussão” de ajuda à identificação e construção de caminhos que permitam consolidar a educação de adultos e a aprendizagem ao longo da vida.
Nesse sentido, este e-guia deverá, no entender da sua equipa de autores, ser capaz de dar um contributo para a tomada de decisões, mediante a identificação de constrangimentos e oportunidades elencados pelos principais stakeholders intervenientes nas diferentes atividades do projeto.



25/11/2014


Assinatura de protocolo de cooperação entre a ANQEP e a AEP-CCI
A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (AEP-CCI) celebram, no dia 26 de novembro, no Auditório do Edifício de Serviços da AEP, um protocolo de cooperação, válido por um período inicial de três anos, tendo em vista a dinamização conjunta de dispositivos de formação e certificação escolar e profissional.
Ao abrigo deste protocolo, a ANQEP compromete-se, entre outras ações, a assegurar o envolvimento da rede de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) na disponibilização de uma resposta de proximidade às necessidades de qualificação dos colaboradores das empresas; na identificação de formas eficazes e eficientes de mobilização da rede para a certificação de ativos; e no apoio técnico à AEP-CCI na preparação de respostas formativas que confiram uma certificação escolar e profissional, no âmbito do Catálogo Nacional de Qualificações. 
Por sua vez, a AEP-CCI deverá assegurar a mobilização dos colaboradores de empresas para as ofertas de qualificação disponíveis no Sistema Nacional de Qualificações ou para Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional; promover e divulgar os objetivos e condições de funcionamento das referidas ofertas de qualificação, e conferir prioridade ao desenvolvimento de ações de formação de dupla certificação para colaboradores de empresas. 
No âmbito específico da atividade do CQEP dinamizado por esta entidade, o protocolo reforça o compromisso da AEP-CCI na identificação de necessidades de qualificação da Área Metropolitana do Porto; na representação local da ANQEP nas ações relacionadas com a constituição da rede de ofertas formativas; no estabelecimento de parcerias, tendo em vista a constituição de redes locais de qualificação; e no apoio à ANQEP na tomada de decisões referentes à definição de critérios de constituição de uma rede de ofertas educativas e formativas adequada. 
A cerimónia de assinatura deste protocolo insere-se numa iniciativa mais vasta, intitulada “Perspetivas cruzadas sobre a qualificação de recursos humanos”, que integra, para além das intervenções dos dirigentes de topo das duas instituições signatárias, a apresentação de uma boa prática de qualificação levada a efeito pela Toyota Caetano e da experiência de constituição de uma rede local de qualificação, envolvendo o Centro de Emprego de Matosinhos. Esta iniciativa conta ainda com o testemunho de um adulto certificado no âmbito de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
(notícia extraída da página www.facebook.com/ANQEP)


II Seminário Psicologia e Orientação em Contexto EscolarO II Seminário - Psicologia e Orientação em Contexto Escolar realiza-se nos dias 2 e 3 de dezembro, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. Esta iniciativa tem como destinatários psicólogos que exercem a sua atividade no âmbito da psicologia e orientação em escolas, serviços do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP); diretores e professores de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas; estudantes de psicologia; associações de pais; e, ainda, associações de alunos.
Este seminário, promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), enquadra-se nas atividades das redes europeias de orientação escolar e profissional - EUROGUIDANCE e ELGPN - representadas em Portugal pela DGE, que visam a promoção da psicologia escolar e da orientação como estratégias de prevenção do abandono escolar, de promoção do sucesso educativo e das qualificações e de inclusão social.
(notícia extraída da página www.facebook.com/ANQEP)


19/11/2014


Decorreu ontem (18/11/2014) uma visita de uma delegação alemã ao nosso País que pretendia conhecer o nosso sistema de reconhecimento e validação de competências, em particular das competências profissionais. Após uma apresentação do processo RVCC visitaram o Centro para a Qualificação e Ensino Profissional do CEPRA (Centro de Formação para a Reparação Automóvel) onde puderam assistir a duas provas de certificação de dois cidadãos que concluíam os seus processos de RVCC.
Visita da comitiva alemã (elementos do Ministério de Educação Alemão e da BiBB) ao CQEP do CEPRA


18/11/2014


A Comissão Europeia acaba de publicar a 3.ª edição anual do Education and Training Monitor (2014). O documento é acompanhado por 28 relatórios nacionais onde se incluí o de Portugal. Mais informações em http://ec.europa.eu/education/tools/et-monitor_en.htm


14/11/2014


Foi lançada a Plataforma Europeia para a Educação de Adultos: http://ec.europa.eu/epale/



















Bem-Vindos à EPALE






12/11/2014

O estudo "Faz-Te ao Mercado" identifica o hiato entre as competências que os jovens possuem e as que são procuradas pelo mercado de trabalho. De âmbito nacional, este estudo decorreu, entre abril de 2013 e maio de 2014, e englobou entrevistas a jovens, a representantes de empresas de diversos setores de atividade e de instituições de diferentes níveis de ensino e de formação, entre outros. Poderá aceder ao estudo em http://media.wix.com/ugd/1e540f_ee83cad88e2f426b98bc280f46201b8f.pdf


10/11/2014


A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) tem abertas inscrições, até dia 14 de novembro, para a realização de estágios profissionais em ambiente empresarial em países da União Europeia, no âmbito do projeto “Alto Minho In Motion”. Os principais destinatários destas bolsas são jovens com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, residentes ou que tenham frequentado o ensino profissional ou superior na NUT III Minho-Lima. 
Mais informações em http://www.cim-altominho.pt/noticias/detalhes.php?id=466


07/11/2014



A ANQEP reuniu hoje com os vereadores da educação, CQEPs e técnicos das autarquias da Comunidade Intermunicipal do Ave, para o início da parceria entre a ANQEP e a CIM do Ave com o objetivo de se fazer a identificação das necessidades regionais de qualificação que conduzam à construção de uma melhor rede de ofertas.




06/11/2014

Parcerias para a Qualificação
O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da entidade Kerigma - Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos desenvolve, desde janeiro de 2014, a sua atividade junto da comunidade local, dando resposta aos adultos que pretendem prosseguir estudos e/ou fazer a transição/ reconversão para o mercado de trabalho e aos jovens que necessitam de uma orientação vocacional. 
O CQEP da Kerigma é ainda responsável pela dinamização da Rede de CQEP da NUT III do Cávado, juntamente com os CQEP da Escola Profissional Amar Terra Verde e do Município de Braga. Neste momento, esta rede encontra-se em fase de atualização e de definição da sua missão, estratégia e princípios para, em breve, poder ser apresentada publicamente.
A educação e a qualificação da região é um desafio que a Kerigma abraçou desde 2001, aquando da realização dos primeiros cursos de Educação e Formação Adultos (EFA) da região.


04/11/2014

Já foi publicada a Newsletter ANQEP de outubro. Entre outros temas, neste mês, destaca-se a notícia sobre o encontro "Qualificações de nível 5 do QNQ: Perspetivas e desafios", uma entrevista a Paulo Teixeira, diplomado do curso de técnico de transportes e outras notícias e notas de agenda na área da educação e formação profissional. Consulte este número em http://www.anqep.gov.pt/wwwbase/newsletter/nl_news_conteudo.asp?id=124


03/11/2014


A publicação “Skills mismatch in Europe: Statistics brief”, da responsabilidade da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresenta uma breve estatística da população sob e subqualificada num conjunto de economias europeias. Esta edição integra ainda dados específicos e tendências consoante os grupos etários, o género e o país em análise. Para mais informações, aceda a: http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---stat/documents/publication/wcms_315623.pdf

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional acaba de editar a sua 44ª edição da Newsletter CEDEFOP. Deste número, damos destaque a um relatório de avaliação “Your first Eures Job” e a um estudo com novos dados de comparação, baseado nas taxas de literacia. Aceda a esta publicação, na íntegra, em: http://www.cedefop.europa.eu/EN/newsletter/24658.htm


OUTUBRO de 2014

30/10/2014

A OCDE publicou, no âmbito do projeto Education Policy Outlook, um retrato com o perfil de Portugal.
Esta publicação, disponível na página da OCDE em http://www.oecd.org/edu/highlightsportugal.htm e na página da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), em http://www.dgeec.mec.pt/np4/424.html, resulta de um trabalho conjunto entre a OCDE e os países membros ou parceiros da organização. Através da mesma, a OCDE procura constituir uma base para a análise comparativa dos sistemas de educação e formação dos diferentes países, destacando as principais tendências e as medidas de política adotadas no passado recente.

O Dia da Formação Financeira celebra-se a 31 de outubro, em Évora. Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população para a importância da formação financeira.
Promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros - com o apoio dos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira e da rede de escolas “Todos Contam”, esta cerimónia integra um vasto programa de atividades que poderá ser consultado através do endereço:


 29/10/2014

Uma visita da "Mais Educativa TV" (um projeto que conta com a colaboração com a ANQEP) à Escola Técnica e Profissional da Moita.

Escola Profissional de Chaves comemorou o seu 25.º aniversário.





Sem comentários:

Enviar um comentário